sábado, março 13, 2004

Reportagem: FEIRA DO LIVRO DE BRAGA


Últimos dias da 13ª edição da Feira do Livro de Braga, que está a decorrer no Parque de Exposições desta cidade, com encerramento marcado para as 24h de amanhã, Domingo.

Com um número razoável de expositores e a representação de muitas editoras nacionais, complementadas com a presença de alguns alfarrabistas, a edição deste ano contou ainda com actividades diárias, como um recital de poesia, apresentações de obras, sessões de autógrafos, e conversas à volta de livros que contaram com a presença de Mário de Carvalho, Mariano Gago, Fernando Campos, Armando Silva Carvalho e Ana Eduarda Santos, entre muitos outros. Para amanhã, último dia da Feira, está ainda prevista a presença de Manuel Alegre, às 16h.

Interesse especial nas Feiras do Livro realizadas fora dos grandes centros urbanos de Lisboa e Porto, é a procura de livros, autores e editoras que, devido à sua fraca distribuição, pouca divulgação ou pequena dimensão, dificilmente chegam às livrarias que estão longe do seu local de edição. Um exemplo dessa realidade é a Autores de Braga, uma pequena editora com uma base de “associados” que se comprometem a adquirir as suas edições, factor essencial para a sua sobrevivência. Fez-me lembrar uma ideia simples: bastava haver a garantia de que cada biblioteca municipal adquiria um exemplar de cada novo livro, para que os encargos financeiros da edição desse livro estivessem garantidos à partida. Não só se poderiam publicar muito mais livros, como o custo seria mais baixo, o que também se reflectiria no preço de venda ao público. Mas isso é um tema que poderemos desenvolver aqui mais tarde...

Na fotografia podemos ver o sr. Vilela, na banca dos Autores de Braga, assinando um dos seus livros. Autor de vários obras sobre a produção de livros e reformado dessa função há 5 anos, conseguiu editar quase sem apoios a sua última obra, Artes Gráficas - noções elementares, de que falaremos em mais pormenor brevemente, aqui no pilha.

Enquanto isso, aproveitem os últimos dias desta Feira, e até à próxima!

Sem comentários: