Esta semana não se fala de livros adaptados ao cinema, falamos de livros que são cinema, da capa até à última página. Com cerca de 800 páginas cada um, a Taschen editou livros que são ao mesmo enciclopédias, antologias e museus de memórias do cinema das 3 últimas décadas.
Olho para a capa de Movies of the 70’s e só me lembro dum enxerto de porrada ao som de Gene Kelly e "Singin' in the Rain". Mas se essa foi a década de "A Laranja Mecânica", "Apocalipse Now", "O Padrinho", "Guerra das Estrelas" e "Annie Hall", talvez fosse melhor um livro para cada ano... Chamam-lhe a altura do nascimento do "blockbuster", graças aos contributos de Steven Spielberg ("O Tubarão") e George Lucas (também por "American Graffiti"), e foi também nos anos 70 que surgiram Robert de Niro ("Taxi Driver"), Al Pacino ("O Padrinho") e Dustin Hoffman ("Papillon").
Encarado como parente pobre, a década de 80 traz-nos memórias de um cinema espectáculo, viesse ele d'outro planeta ("ET" ou "Aliens"), tempo ("Exterminador Implacável" ou "Blade Runner") ou sabe-se lá d'onde ("Caça-Fantasmas")... Mas não só: Indiana Jones viveu as suas 3 aventuras em cinema nesta década, a mesma que viu a consagração de Kevin Costner em "Danças com Lobos" ou a ascensão de Julia Roberts em "Uma Mulher de Sonho". Tudo em Movies of the 80's.
Nos anos 90 fizeram-se grandes filmes da minha vida. "O Silêncio dos Inocentes" foi um dos mais marcantes (bem no início da década), "Pulp Fiction" lá no meio, e "Magnolia" a terminar. É também nos Movies of the 90's que podemos ver como fazer um grande sucesso com um enorme orçamento ("Titanic") ou com nenhum ("The Blair Witch Project")...
Todos os livros foram organizados por Jürgen Müller, estudioso de História de Arte e hoje em dia professor de História do Cinema em Paris.
Cada volume custa €29,99 e as versões em inglês encontram-se facilmente nas livrarias.
Sem comentários:
Enviar um comentário