«O humor é uma das principais características dos livros de Steve Jones, um galês especialista em caracóis que tem um ar travesso, como alguém que está sempre a congeminar uma partida, e que não perde uma oportunidade de fazer uma piada. Como a de dizer que o cromossoma Y corre o risco de se extinguir - mas daqui a uns dez milhões de anos, o que não é muito preocupante, quando se pensa que a humanidade tem apenas cerca de 120 mil anos.»
A Gradiva acaba de lançar Y: A Descendência do Homem, de Steve Jones, um livro que andará sempre acompanhado de discussão e polémica. Se quiserem saber como reagem as pessoas quando o autor apresenta a teoria do sexo masculino como parasita (e outras questões associadas), basta ler a entrevista de Clara Barata. Podemos ler também a resposta à pergunta «A Eva genética nunca se encontrou com o Adão genético. Porquê?», e a análise à obra.
«"A aranha ateia diz ao aranho na teia: o nosso amor está por um fio!" Quem assim escreve merece todos os perdões, mesmo que alguma vez tenha errado e sido demasiado subserviente ou até mesmo "esteticamente condenável", como disse um seu confrade que não alinhava no enlevo geral.»
É o novo livro de Mia Couto, edição da Caminho, ou mais uma colecção de contos para nos encantar a todos. O texto de Jorge Heitor.
Uma lista de lançamentos para esta semana, com destaque para As Anotações de Malte Laurids Brigge, de Rainer Maria Rilke e editado pela Relógio d'Água já nesta 2ª feira, na Fnac Chiado, pelas 18h30, com as intervenções de Hélia Correia e Teresa Seruya, e a leitura de excertos da obra por Teresa Lima, do grupo de teatro O Bando.
Sem comentários:
Enviar um comentário