sábado, maio 29, 2004

Fim-de-semana na Feira

A Feira do Livro de Lisboa encontra o fim-de-semana e este traz-lhe múltiplas sessões de autógrafos, para encher o Parque Eduardo VII de escritores e dos seus leitores:

Manuel Paula estará junto aos pavilhões da Gradiva (98 a 100) a partir das 16 horas para assinar o seu livro "Lisboa Gráfica", no qual se pode ler estas palavras do autor:

«Existe uma arte que, embora visível, fica escondida pela rotina do olhar e pela pressa do dia a dia. Dá-la a ver foi a tarefa que me propus. Este trabalho chama a atenção para o imenso património gráfico de Lisboa, vertente ignorada da sua personalidade. Ao recolher em livro imagens dos grafismos da cidade, sublinho elementos esquecidos pela cultura oficial e homenageio um conjunto de artistas artesãos que com o lápis, o pincel e o cinzel desenharam, pintaram, gravaram e emolduraram, com belos efeitos, fachadas, portas, umbrais e bandeiras, enriquecendo a capital.»


À mesma hora, e também na Gradiva, estará Nuno Crato a autografar os seus três livros, o recente "Trânsitos de Vénus" (em co-autoria com Fernando Reis e Luís Tirapicos), "Zodíaco" e "Eclipses" (em co-autoria com António Magalhães, António Cidadão e Pedro Ré).



Continuando o excelente programa que a Gradiva nos proporciona para esta tarde, Eduardo Lourenço estará junto aos pavilhões 98 a 100 para assinar a sua vastíssima obra, com destaque para o recente "Destroços - O Gibão de Mestre Gil e Outros Ensaios", onde se pode ler:

«Em consonância com a visão bíblica da vida como milícia, escrever à margem do puro canto, entrar na batalha das opiniões, das crenças, da ideologia de uma época, por conta do presente ou do passado (ou mesmo do futuro), é ceder à inevitável tentação polémica inscrita no coração dos homens, da sua vida como combate de que a Cultura, mesmo a mais sublimante, é apenas máscara ou imaginário refúgio. Caí nela e não estou arrependido.»


Romana Petri, autora de "A Senhora dos Açores", um dos primeiros livros publicados pela Cavalo de Ferro, estará hoje no pavilhão 191 às 18 horas para autografar este e "Case Venie", recentemente editado.

A partir das 21 horas decorrerá no Auditório 2 a apresentação de "Pequenas Grandes Infâmias", um dos últimos títulos editados pela Cavalo de Ferro, à qual se seguirá uma sessão de autógrafos com o autor, Panos Karnezis, junto ao pavilhão da editora.


Uma última nota para o concerto desta noite: Gabriel Gomes, Pedro Sotiry e Vitor Bandeira apresentam o projecto Tjak a partir das 22 horas, no Auditório 1.

Boas viagens, bom fim-de-semana :)

Sem comentários: