A editora Campo das Letras comemora durante este mês de Maio dez anos de existência.
Depois de ter inaugurado no início do mês uma nova página na internet, que continua disponível em http://www.campo-letras.pt, esta efeméride é hoje assinalada com uma sessão comemorativa, que terá lugar na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, cidade em que esta editora está sediada.
O espectáculo desta noite terá por base o “Recitativo dos Livros do Deserto”, um texto criado por Pedro Eiras, que será interpretado por João Pedro Vaz (actor) e Helena Caspurro (piano e voz) e que tem início às 21h30.
Também inserida nas comemorações está a edição do livro “10 Contos com Livro Dentro”, uma colectânea de contos originais com um tema em comum: o livro. Os 10 autores participantes têm já livros publicados pela Campo das Letras: Arsénio Mota, Francisco Duarte Mangas, Gonçalo M. Tavares, José Viale Moutinho, Julieta Monginho, Luís Naves, Manuel Córrego, Manuel Jorge Marmelo, Miguel Miranda e Sérgio Luís de Carvalho.
Já com 858 títulos editados até ao momento, são agora anunciadas cinco novas colecções:
- A colecção CAMPO DAS ALTERNATIVAS integrará várias séries temáticas: A Questão Social e Os Géneros do Género (ambas dirigidas por Miguel Vale de Almeida), Outros Olhares (Clara Alvarez), Direitos Humanos (Ana Prata), Desarmamento: Necessidade ou Utopia? (Carlota Lopes da Silva), Exclusões e Mitos Urbanos (João Fatela) e Ecologia e Direitos dos Animais (João Carlos Alvim).
- A colecção CAMPO DAS REVOLUÇÕES será dirigida por João Carlos Alvim e os primeiros títulos previstos para edição retratam alguns aspectos das revoluções Francesa, Bolchevique e Americana.
- A colecção OS LIVROS E A HISTÓRIA trará até nós livros que se transformaram eles próprios em parte da história, tal a sua importância no nosso panorama cultural, político e social. Com direcção de João Carlos Alvim, deverão sair em breve “A Traição dos Intelectuais” (Julien Brenda), “Os Condenados da Terra” (Franz Fannon) e “Discursos à Nação Alemã” (Johann Gottlieb Fichte).
- João Caraça dirigirá a colecção CIÊNCIA E VIDA, que espera editar em breve “Que Futuro? Ciência e Sustentabilidade” (Filipe Duarte Santos), “Consciência do Corpo” (António Manuel Pinto do Amaral Coutinho) e “Pedagogia e Neuropsicologia” (Alexandre Castro Caldas e Berta Bustorff Silva).
- Finalmente, a Campo das Letras vai proceder à reedição das OBRAS DE JACINTO DO PRADO COELHO, já que a grande maioria delas está esgotada há vários anos. Com a organização de Maria João Reynaud, esta iniciativa será também responsável pela edição de alguns volumes de “Dispersos”.
Sem comentários:
Enviar um comentário