segunda-feira, fevereiro 16, 2004

A EXTRAORDINÁRIA VIAGEM DE PÍTEAS, O GREGO - Barry Cunliffe

«Há mais de 2300 anos uma expedição extraordinária, encabeçada por Píteas, partiu da colónia grega de Massília (actual Marselha) para explorar as fabulosas terras do Norte da Europa; esta era uma região misteriosa, mitificada, que segundo a ciência grega era demasiado fria para permitir a vida humana. Não se intimidando, Píteas tornou-se o primeiro homem letrado a visitar as ilhas britânicas, a costa germânica e mesmo a Islândia. Surpreendentemente, as ilhas britânicas só tornaram a ser visitadas por exploradores clásicos 300 anos depois, quando lá chegaram as legiões de Júlio César. Perante esta realidade pode dizer-se que Píteas foi o Colombo da Antiguidade.»

"A extraordinária viagem de Píteas, o Grego", de Barry Cunliffe (trad. Joana Rosa), Editorial Inquérito, Maio 2003, 157p.

(Acerca da origem do nome Bretanha)
"Assim, quando Píteas desembarcou na península de Belerion, teria sabido que a ilha se chamava Albion, e que os seus habitantes se chamavam Pretani, que provavelmente significa «os pintados» ou «o povo tatuado», referindo-se à sua decoração corporal. Isto não é de todo certo porque tal nome, referindo-se à aparência física, seria um pouco invulgar como etnónimo (isto é, o nome pelo qual um povo se designa a si próprio), mas seria mais compreensível se fosse o que outros lhes chamavam. Talvez fossem então os Armoricanos que chamavam aos habitantes de Albion Pretani e Píteas pura e simplesmente percebeu mal, pensando que a palavra era o nome tribal, agravando-se o mal-entendido ao chamar à terra deles Prettanike. Mas talvez estejamos a ser excessivamente cautelosos. É mais simples aceitar que o povo local tinha orgulho nas suas pinturas corporais e se chamava Pretani, porque em caso contrário estaríamos a admitir que o nome da nossa orgulhosa ilha teve origem num erro como uma alcunha ridícula dada aos nossos antepassados pelos antepassados dos Franceses! Isso seria demasiado." Pag. 93

(Actualização: Originalmente "pilhado" a 18/01/04)

Sem comentários: