A partir de hoje, e sempre às quintas, o pilha-livros falará de cinema. Antes de mais, e reforçando uma ideia que está presente desde o 1º momento deste projecto, quero deixar aqui um convite: enviem sugestões de livros e/ou filmes, participem com textos, deixem comentários. Sejam uma voz activa no pilha.
Já de seguida, o sr. Ripley faz as honras da casa.

Originalmente editado em 1955, The Talented Mr. Ripley foi um dos primeiros livros publicados por Patricia Highsmith (o 1º foi Strangers on a Train, em 1950, também ele adaptado ao cinema, por Alfred Hitchcock) e provavelmente aquele que mais fama lhe touxe. Editado em Portugal pela Europa-América, a última edição (2ª, de 02/2000) traz já na capa uma fotografia ilustrativa do filme.

Adaptado ao cinema por Anthony Minghella (realizou, e escreveu o argumento) em 1999, dá-nos a oportunidade de ver Matt Damon dar vida a Tom Ripley, enquanto Jude Law e Gwyneth Paltrow nas personagens de Dickie Greenleaf e Marge Sherwood, respectivamente. É um dos meus filmes preferidos e parece-me ser uma muito boa homenagem à obra escrita mais de 40 anos antes.
Para descobrirem mais, aqui fica a ficha do
filme e da
autora no
IMDB, uma
biografia de Patricia Highsmith no
Pegasos, a sua
página na editora
Norton e ainda uma
crónica a propósito de outra obra sua, The Selected Stories of Patricia Highsmith, no
Boston Review.
Sem comentários:
Enviar um comentário