terça-feira, janeiro 18, 2005

Anjos do Universo - Einar Már Gudmundsson (um ano de pilha vol.3)

«Lembro-me da queda do Muro de Berlim - não por achar o acontecimento importante, ou porque tivesse algo a ver comigo, mas porque me levou a pensar: «Este Muro pode ruir, porém os muros que existem entre mim e o mundo nunca cairão; mantêm-se inquebráveis e firmes, embora ninguém os consiga ver a olho nu.» pág.17

A minha leitura do ano: Anjos do Universo, Einar Már Gudmundsson. Pela facilidade com que deambulamos pelo outro lado do "mundo", pela simplicidade bela dos personagens, e pelos retratos de terras islandesas, que só aumentou a minha vontade de ir até lá.

«- Gugu-gu! Gugu-gu!
Baldvin, Rei do Império Britânico, fala-me na língua dos bebés e eu olho a sua cara, a barba e os olhos pretos, e ele olha longamente para mim; depois, levanta-se e dirige-se à minha mãe.
- Este menino tem anjos a guardá-lo - diz Baldvin, quando os seus olhares se cruzam; e o sorriso dele era tão ingénuo como os raios de sol que dançam no ar.
Muito mais tarde, quando eu, inconsciente, andava pelas ruas desta estranha cidade, encontrei Baldvin, Rei do Império Britânico, então velho e cheio de rugas, debaixo de umas arcadas, na avenida principal - Laugarvegur.
Ele levantou a bengala e olhou-me nos olhos, de um modo tal que, por um instante, fiquei consciente.
- Tu não tens tomado conta dos teus anjos - disse ele, afastando-se depois com um ar muito sério.» pág.36

"Anjos do Universo", de Einar Már Gudmundsson (trad. Gudlaug Rún Margeirsdóttir), Canguru, Abril 2003 (1ª ed.), 238p.

Já tínhamos aqui falado de Anjos do Universo, na altura pilhado pelo J, sócio fundador desta e doutras casas, e vizinho também. É ele que o traz de volta, elegendo-o como a sua melhor leitura em 2004.

«O relógio bate as duas horas.
Ainda não percebi por que não consegui posicionar-me melhor neste caminho escorregadio a que chamam vida, ou por que razão para alguns é uma travessia em linha recta, enquanto outros vagueiam, sem fim, na escuridão dos becos sem saída.» pág.57

O outro lado das coisas, da nossa mente, da realidade, com a terra do frio como cenário.

O livro foi adaptado ao cinema em 2000 e chegou a passar por Portugal, num dos ciclos da Zero em Comportamento, em Lisboa.

Links:
Icelandic Literature
Edda (editora islandesa)
Danny reviews
Angels of the Universe / Icelandic Film Corporation (o filme)
BBC Experimental Review (crítica à banda-sonora do filme)
Englar Alheimsins (a banda-sonora na página dos Sigur Rós)

Sem comentários: