quarta-feira, fevereiro 27, 2013

25 de Novembro sem Máscara - Pinheiro de Azevedo

«Sei que muita gente irá classificar este livro como o depoimento de um «dissidente do MFA» ou como o depoimento de um desiludido com a «revolução dos cravos». Gostaria - e isso seria como a minha mais bela condecoração de militar - que este livro fosse simplesmente considerado como o depoimento de um patriota.

De um patriota que tudo tentou - bem ou mal, com mais ou menos sorte, porventura acreditando demasiado em pessoas que talvez não merecessem a confiança de homens de bem - mas de um patriota que tudo tentou para impedir, e depois ao menos minimizar, a destruição de Portugal como pátria livre.

Pertenci ao MFA e nessa qualidade fui membro da Junta de Salvação Nacional, presidindo mais tarde ao VI Governo Provisório. Muitos portugueses pensarão que terei participado de longa data nos actos conspiratórios, nas decisões ou acordos secretos que levaram ao levantamento militar do 25 de Abril de 1974. Nada menos correcto. É importante que neste testemunho - grave e sério, de alerta ao povo do meu País - todos os detalhes, por mais insignificantes, correspondam rigorosamente à verdade dos factos.»
págs.11-12
 
 
25 de Novembro sem Máscara
Pinheiro de Azevedo
Editorial Intervenção
Braga, 1979

Sem comentários: