quinta-feira, maio 07, 2009

Passatempo Mar das Especiarias

«Os rajás Da Silva

Terra de vegetação luxuriante, orografia acentuada, vulcões extintos e fraca densidade populacional, a ilha das Flores é um desses locais paradisíacos, mas raramente visitados, com que frequentemente nos deparamos no extenso arquipélago indonésio. Os próprios javaneses, que têm o seu Algarve na turística ilha de Bali, raramente se aventuram nesta latitude, considerando até que as Flores são já «território ultramarino». As ligações marítimas com as restantes ilhas são escassas e a qualidade dos aviões que para aqui voam, de Jacarta ou de Denpasar, via ilha de Sumbawa, deixam bastante a desejar.
Aqui, pouco ou nada resta da corrente civilizacional hindu que tomou de assalto Java e Samatra, ilhas mais a norte, tendo prevalecido os cultos animistas tribais que souberam imiscuir-se no cristianismo e no islamismo, as religiões que se seguiriam. Ainda hoje, os centros urbanos são pouco significativos e a organização territorial, em vez de se fazer em distritos, faz-se em «regências», resultado de uma época em que o destino desta bela ilha estava na mão de rajás locais.»

Assim começa Mar das Especiarias - A viagem de um português pela Indonésia, da autoria de Joaquim Manuel Magalhães, com prefácio de Ana Gomes (ex-Embaixadora de Portugal em Jacarta), e introdução de António Pinto da França. Editado recentemente pela Editorial Presença, este livro traz-nos 242 páginas de descoberta da influência portuguesa neste país, recheadas de depoimentos, entrevistas e fotografias recolhidos pelo autor.

O pilha-livros tem mais uma vez o prazer de se associar à Editorial Presença, através dum passatempo que irá oferecer alguns exemplares desta obra. Assim, os primeiros quatro participantes a responder correctamente à seguinte pergunta, receberão um exemplar de Mar das Especiarias, oferta da Presença: este é o primeiro livro de uma nova colecção da Presença, dedicada à literatura de viagens - qual o nome dessa colecção?

As respostas deverão ser colocadas na caixa de comentários deste post.

6 comentários:

Gomes disse...

O nome da nova colecção da Presença, dedicada à literatura de viagens, é "Volta ao Mundo".

Cumprimentos
luis.franco.gomes@gmail.com

Canochinha disse...

A nova colecção da Presença chama-se "Volta ao Mundo".

Obrigado por mais este passatempo! :)

Tita disse...

Esta nova colecção da Presença é "Volta ao Mundo".

Parabéns por mais um passatempo e obrigada =)

WhiteLady3 disse...

A nova colecção chama-se "Volta ao Mundo"

carla_enke@hotmail.com

Ligia disse...

A nova colecção chama-se "Volta ao Mundo"

Dracul disse...

Olá
Obrigado a todos por terem participado e parabéns aos vencedores.
Infelizmente só temos quatro exemplares para oferecer: Ligia, até ao próximo passatempo!
Enviarei um mail nos próximos dias para combinar a entrega.
Até lá, e entretanto, vêmo-nos na Feira do Livro :)