terça-feira, março 24, 2009

Passatempo Orhan Pamuk - Outras Cores

«Ao longo dos últimos anos, falei muito sobre a Turquia e sobre a sua tentativa de integração na União Europeia; e deparei frequentemente com esgares e perguntas desconfiadas, por isso permitam-me que aproveite esta oportunidade para lhes responder. A coisa mais importante que a Turquia e o povo turco têm a oferecer à Europa e à Alemanha é, sem dúvida, a paz; é a força e a segurança que nascerão do desejo de um país muçulmano se unir à Europa, e da ratificação deste desejo pacífico. Os grandes romancistas que li na infância e na juventude não definiam a Europa em termos da sua fé cristã, mas sim dos anseios dos seus indivíduos. Os seus romances tocaram-me, porque aqueles heróis lutavam para se libertar, expressar a sua criatividade e tornar os seus sonhos realidade. A Europa deve o respeito que o mundo não-ocidental lhe vota aos ideais que tanto promoveu: liberdade, igualdade e fraternidade. Se a alma da Europa é o iluminismo, a igualdade e a democracia, se pretende ser uma união estabelecida na paz, então a Turquia tem nela um lugar. Uma Europa que se defina estritamente em termos de Cristandade será (tal como uma Turquia que tente colher a sua força exclusivamente na sua religião) um lugar fechado em si e divorciado da realidade, mais ligado ao passado que ao futuro.»
pág.240

Acaba de chegar às livrarias portuguesas mais um livro de Orhan Pamuk, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 2006. Outras Cores – Ensaios sobre a Vida, a Arte, os Livros e as Cidades, é uma colectânea de ensaios, entrevistas e contos sobre os mais diversos aspectos da vida de Pamuk. É já o oitavo livro deste autor turco que a Editorial Presença traz até nós: desde a atribuição do Nobel, já foram traduzidos A Vida Nova, O Meu Nome é Vermelho, Neve, Istambul - Memórias de uma Cidade e A Casa do Silêncio.

O pilha-livros tem o prazer de se associar à Editorial Presença, através dum passatempo que irá oferecer alguns exemplares desta obra. Assim, os primeiros quatro participantes a responder correctamente à seguinte pergunta, receberão um exemplar de Outras Cores, oferta da Presença: quais os títulos dos livros de Orhan Pamuk que a Presença já tinha editado antes do autor receber o Prémio Nobel da Literatura?

As respostas deverão ser colocadas na caixa de comentários deste post.

5 comentários:

Gomes disse...

Os títulos publicados pela Editorial Presença antes do autor,Orhan Pamuk, receber o Prémio Nobel da Literatura são:

1."Os Jardins da Memória"
2."A Cidadela Branca"

Com os melhores cumprimentos
Luís Gomes
luis.franco.gomes@gmail.com

Canochinha disse...

- A Cidadela Branca (08/05/2000)
- Os Jardins da Memória (09/06/2004)

Obrigado!

Sade_Gras disse...

bom dia,

os titulos são:
Os Jardins da Memória
A Cidadela Branca

cumprimentos.

nando.rebelo@gmail.com

Tita disse...

Bom dia,
Os outros titulos publicados são:

A Cidadela Branca
Os Jardins da Memória

patrodrigues100@hotmail.com

Obrigada

Dracul disse...

Bom Dia

Já encontrámos os quatro leitores do pilha-livros que irão receber um exemplar do livro Outras Cores. Durante o dia de hoje serão contactados para combinar a entrega.

Obrigado!