«Nesta história - que vai muito além da simples perseguição a seitas hereges - Valerio Evangelisti funde narrativa histórica, ficção científica, thriller político e romance de intriga. Assim uma missão aparentemente rotineira do sombrio padre Nicolas Eymerich ganha contornos gigantescos e perigosos, e o que parece estar em jogo não é apenas a sobrevivência da fé católica, mas o próprio futuro da humanidade. Em planos temporais distintos, mas habilmente interligados, que vão desde a Idade Média, passando pela Alemanha nazi e até à Roménia recentemente libertada da tirania de Ceausescu, desenrola-se um complexo jogo no qual cultos hereges e ciência genética se misturam e se confundem na busca pelo poder e pela imortalidade.»
O novo livro de Valerio Evangelisti, As Correntes da Inquisição, está a chegar às livrarias, pelas mãos da Asa. Que refere estarmos perante "uma obra marcante e original" (Le Monde).
Gosto particularmente da expressão "romance de intriga". Não confundir com as dezenas que andam aí apenas a relatar perseguições a seitas hereges, que disso já estamos fartos. A inovação vem da hábil ligação entre "cultos hereges e ciência genética", um verdadeiro achado.
Sem comentários:
Enviar um comentário