sexta-feira, junho 03, 2005

Colheita Feira do Livro 2005

«O Atlas de Música, agora, finalmente, traduzido em português, foi publicado pela primeira vez em 1977, sucessivamente reeditado na Alemanha e traduzido e editado em inúmeros países, da China à Espanha, tornando-se a grande obra de referência na especialidade. A presente edição portuguesa, coordenada por dois especialistas da Universidade Nova de Lisboa, reproduz a edição alemã de 2002, revista e actualizada.»
(da contra-capa)

«O conceito de música provém do termo grego musiké(...), através do qual a Antiguidade Grega designava, no início as artes das musas, poesia, música e dança, como uma unidade e, mais tarde, a arte dos sons. Na história da música, foram-se renovando constantemente as relações desta última com a língua e a dança (canção, ballet, ópera, etc.). Por outro lado, na música instrumental desenvolveu-se um fenómeno musical autónomo, na medida em que ela não se relaciona estreitamente com acontecimentos extramusicais (ao contrário do que acontece com a música programática).

A música contém dois elementos: o material acústico e a ideia intelectual. Estes não coexistem apenas como forma e conteúdo, mas combinam-se, na música, para formar uma imagem una.»
(da Introdução)

Atlas de Música I, de Ulrich Michels (revisão técnica e científica: Adriana Latino e Gerhard Doderer), da Gradiva (Pavilhões 91, 92 e 95 em Lisboa; C-2/4 no Porto), 1ª edição (Dezembro 2003), pvp: 29,50€



«Toda a gente me inveja
porque ando contigo nos braços...

Tu que pareces um perfume desenhado de mulher
vestida de pólen
e dois olhos que são dois instrumentos modernos
a auxiliarem a melodia do jazz...

Tu que rodopias, leve,
no desdobrar de seda
que paira neste vento de música
que só as pétalas entendem...

Tu que...
_________(Ah! tu que me pesas nos braços
como se trouxesses um esqueleto de lágrimas
e uma bola de metal no coração
ferrugenta do meu remorso.)»
(de José Gomes Ferreira) (pág.29)


Poezz - Jazz na Poesia em Língua Portuguesa, de Vários Autores (Selecção e Textos de José Duarte e Ricardo António Alves), da Almedina (Pavilhões 36 e 37 em Lisboa; I-6 no Porto, 1º edição (Maio de 2004), pvp: 20,00€


P.S.: Com estes posts da Colheita Feira do Livro 2005, trago até aqui uma pequena apresentação dos livros que desde 25 de Maio têm vindo a percorrer o caminho que se faz do Parque Eduardo VII até às minhas estantes (e pilhas), lançando assim pistas para o muito que lá há para descobrir. Até 13 de Junho a Feira espera por todos nós.

Sem comentários: