segunda-feira, maio 09, 2005

Passatempo pilha: A menina da selva

Na edição do dia 23 de Abril último, a revista Única do jornal Expresso publicou uma reportagem intitulada A menina da selva: «Sabine Kuegler viveu dos 5 aos 17 anos na selva da Papua Ocidental. Aos 32 ainda não se habituou à civilização. Conta tudo em livro."

Com 5 anos de vida, até então passados na Alemanha, Sabine viu-se emigrada para um planalto perdido na zona Leste da Indonésia, a morar numa "cabana de madeira, sem portas nem janelas, assente em palafitas, numa clareira entre a margem do rio Klihi e a selva quase impenetrável", e a obter uma noção de vida completamente diferente.
"A pele habituou-se ao calor, os pés desacostumaram-se dos sapatos, o corpo da roupa, e a menina ocidental aprendeu a falar singsang, a caçar de arco e flechas envenenadas, a nadar em águas infestadas de crocodilos - «eles não mordem debaixo de água» -, a atear fogo sem fósforos, a saber as horas pelos barulhos dos diferentes animais, a descansar sempre perto de uma árvore para ter refúgio rápido em caso de ataque de javalis."

Aos 17 anos, e após os estudos ditos ocidentais terem até então decorrido com a ajuda de manuais escolares que eram enviados com regularidade, Sabine é enviada para um colégio interno na Suíca: «Foi a primeira vez que entrei verdadeiramente em choque».

Hoje, aos 32 anos, Sabine parece já ter encontrado um rumo para a sua vida: criou no ano passado a editora Earth of Dreams, «com a qual pretende produzir documentários, livros e artigos sobre regiões exóticas da Terra. O seu livro da selva é o primeiro produto promocional. Aquando do lançamento, em Fevereiro, na Alemanha, ascendeu imediatamente a número um de vendas». Enquanto isso, o site serve também para promover a venda do triplo cd da menina da selva, que tem um site muito bem construído, onde inclusivamente se pode ver uma entrevista e ouvir excertos dos discos.

A pergunta óbvia (Quem vai interpretar o papel de Sabine no filme?), deixamos nós para outro local e outra oportunidade. Por isso, o primeiro passatempo promovido pelo pilha é bem mais simples: que editora portuguesa já se adiantou a todas as outras (sim, não acredito que os nossos olheiros editoriais ainda não tenham descoberto esta preciosidade) e garantiu os direitos para mais um best-seller garantido à nascença? Aceita-se apenas uma resposta por pessoa (a depositar na caixa de comentários abaixo), e quando soubermos quem acertou, o pilha terá todo o gosto em oferecer um exemplar de O Livro da Selva ao feliz vencedor.

Boas leituras :)

Sem comentários: