sexta-feira, março 27, 2009

I Festa do Livro Infantil



Mais informações aqui.

terça-feira, março 24, 2009

Passatempo Orhan Pamuk - Outras Cores

«Ao longo dos últimos anos, falei muito sobre a Turquia e sobre a sua tentativa de integração na União Europeia; e deparei frequentemente com esgares e perguntas desconfiadas, por isso permitam-me que aproveite esta oportunidade para lhes responder. A coisa mais importante que a Turquia e o povo turco têm a oferecer à Europa e à Alemanha é, sem dúvida, a paz; é a força e a segurança que nascerão do desejo de um país muçulmano se unir à Europa, e da ratificação deste desejo pacífico. Os grandes romancistas que li na infância e na juventude não definiam a Europa em termos da sua fé cristã, mas sim dos anseios dos seus indivíduos. Os seus romances tocaram-me, porque aqueles heróis lutavam para se libertar, expressar a sua criatividade e tornar os seus sonhos realidade. A Europa deve o respeito que o mundo não-ocidental lhe vota aos ideais que tanto promoveu: liberdade, igualdade e fraternidade. Se a alma da Europa é o iluminismo, a igualdade e a democracia, se pretende ser uma união estabelecida na paz, então a Turquia tem nela um lugar. Uma Europa que se defina estritamente em termos de Cristandade será (tal como uma Turquia que tente colher a sua força exclusivamente na sua religião) um lugar fechado em si e divorciado da realidade, mais ligado ao passado que ao futuro.»
pág.240

Acaba de chegar às livrarias portuguesas mais um livro de Orhan Pamuk, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 2006. Outras Cores – Ensaios sobre a Vida, a Arte, os Livros e as Cidades, é uma colectânea de ensaios, entrevistas e contos sobre os mais diversos aspectos da vida de Pamuk. É já o oitavo livro deste autor turco que a Editorial Presença traz até nós: desde a atribuição do Nobel, já foram traduzidos A Vida Nova, O Meu Nome é Vermelho, Neve, Istambul - Memórias de uma Cidade e A Casa do Silêncio.

O pilha-livros tem o prazer de se associar à Editorial Presença, através dum passatempo que irá oferecer alguns exemplares desta obra. Assim, os primeiros quatro participantes a responder correctamente à seguinte pergunta, receberão um exemplar de Outras Cores, oferta da Presença: quais os títulos dos livros de Orhan Pamuk que a Presença já tinha editado antes do autor receber o Prémio Nobel da Literatura?

As respostas deverão ser colocadas na caixa de comentários deste post.

terça-feira, março 17, 2009

segunda-feira, março 16, 2009

dialectos do sonho



inscrições gratuitas, e mais informações, na página da Ambar

quarta-feira, março 11, 2009

Amor e Ódio - Filipe Nunes Vicente

XXXVI
Ao contrário do que se diz, estamos a criar gerações de gente rija. Prometemos amor e carinho e depois oferecemos instituições, psicólogos, avós, amas. Desde cedo ficam habituados a horários e adaptações – ontem na mãe, hoje no pai, amanhã no ATL até às nove da noite. Desenvencilham-se bem, os gaiatos. Como raramente têm irmãos, habituaram-se a ter por companhia tamagotchis electrónicos e amigos virtuais.
Esperem pela retribuição.

LXX
O miúdo tem dez anos. Sai de casa às oito, chega às seis, lancha e vai aprender línguas ou futebol. Volta a chegar às oito (mas da noite), toma banho, janta bem, estuda qualquer coisa (três vulgatas optimistas). São 23h. Talvez internet, talvez telemóvel; adeus pai, adeus mãe.
Não brinca, não respira. E amanhã é outro dia.
Como é que daqui vai sair um cidadão é coisa que me transcende.

do blogue Mar Salgado, e do livro, publicado na Quetzal

sábado, março 07, 2009

Zapping: O Papalagui

crónicas de um bibliotecário-ambulante





terça-feira, março 03, 2009