sexta-feira, novembro 28, 2008

O sentido de oportunidade é tudo

Ontem foi o dia em que, no Público, a notícia de capa dizia: «Banca e Constâncio impõem saída de João Rendeiro para salvar BPP». Dizia-se ainda que essa «é a única solução à vista para evitar a falência do Banco Privado Português».

Foi também o dia em que recebemos o novo livro da editora bnomics, intitulado João Rendeiro - Testemunho de um Banqueiro, que traz duas brilhantes chamadas de capa: «A história de quem venceu nos mercados» e «Invista com segurança - 10 conselhos».



Uma coisa é roubarem-nos um bocadinho de vida todos os meses, outra é esfregarem-nos isso na cara.

quarta-feira, novembro 26, 2008

segunda-feira, novembro 24, 2008

O rumo da literatura mundial (após Dan Brown) num parágrafo

«Nesta história - que vai muito além da simples perseguição a seitas hereges - Valerio Evangelisti funde narrativa histórica, ficção científica, thriller político e romance de intriga. Assim uma missão aparentemente rotineira do sombrio padre Nicolas Eymerich ganha contornos gigantescos e perigosos, e o que parece estar em jogo não é apenas a sobrevivência da fé católica, mas o próprio futuro da humanidade. Em planos temporais distintos, mas habilmente interligados, que vão desde a Idade Média, passando pela Alemanha nazi e até à Roménia recentemente libertada da tirania de Ceausescu, desenrola-se um complexo jogo no qual cultos hereges e ciência genética se misturam e se confundem na busca pelo poder e pela imortalidade.»

O novo livro de Valerio Evangelisti, As Correntes da Inquisição, está a chegar às livrarias, pelas mãos da Asa. Que refere estarmos perante "uma obra marcante e original" (Le Monde).

Gosto particularmente da expressão "romance de intriga". Não confundir com as dezenas que andam aí apenas a relatar perseguições a seitas hereges, que disso já estamos fartos. A inovação vem da hábil ligação entre "cultos hereges e ciência genética", um verdadeiro achado.

quinta-feira, novembro 20, 2008

Temporariamente indisponível…



boneco do compadre irmaolucia, no dia em que a Byblos encerrou as portas

o título do post é a mensagem que se encontra quando se tenta aceder à página da livraria. foi-se tão depressa como se veio.

terça-feira, novembro 04, 2008

Pensamento do dia

«O preto vai ganhar mas depois vão limpar-lhe o sebo.»

Ouvia-se hoje aqui na livraria, que por estes dias, até parece a sede de campanha de Barack Obama. Onde estão os livros sobre John McCain?