quinta-feira, maio 31, 2007

quarta-feira, maio 30, 2007

Zapping: Desmancha-Prazeres

"The most essential gift for a good writer is a built-in, shock-proof, shit detector."
Ernest Hemingway

e

domingo, maio 27, 2007

as casas e o SR.V

O Sr.V gostava de casas como gostava de livros. "na verdade" dizia ele "casas e livros são exactamente a mesma coisa."As janelas são as lombadas e aquilo que se consegue espreitar, por entre os cortinados, o primeiro parágrafo de um capítulo.Se as primeiras frases nos entusiasmam, fechamos o livro e abrimos os olhos.Começamos a imaginar quem vive lá dentro sem nunca sair da cabeça do autor."

"Nem a literatura é só literatura!Tudo é psique!" escreveu o Sr. V, acrescentando logo de seguida:nota 1: relacionar, em ocasião posterior, a palavra psique e a palavra psiché - esse móvel intimo de senhora que faz tanto tempo que não vejo impresso numa página e que fica bem em qualquer habitação distinta" e voltou a fechar o caderno, olhos postos nas chaminés e nas antenas.

"Gosto tanto de janelas iluminadas como de prateleiras arrumadas. Uma pessoa com bom ouvido topa logo, pela arrumação que se vê assim do lado de fora, o tipo de conversas que se tem lá dentro"
"AH! " soltou. "Os livros nas prateleiras são todos bons vizinhos. Hmm, isto das vizinhanças explica porque é que não me gusta a ordem alfabética adoptada nas livrarias. Sei bem que uns autores devem ficar juntinhos a outros, seja qual for a letra de baptismo que lhes calhou em sorte. "

Deu mais uns passos, espreitou aquela varanda. "Um pe ni co numa varanda? Mas porquê? "