quinta-feira, março 31, 2005

Zapping: ar líquido 2

"(...) Creio que havíeis de gostar do Castanheiro que encontrei, ao dar um passeio. Inesperadamente, chamou a minha atenção - e pensei que os Céus estavam em flor.
Há também, no Pomar, um barulho, que não faz barulho - que eu dou a ouvir às pessoas -(...)

Emily Dickinson, carta a T.W.Higginson, Agosto de 1862

quarta-feira, março 30, 2005

Feira à vista!

Já há datas para a Feira do Livro de Lisboa (de 25 de Maio a 13 de Junho) e para a Feira do Livro do Porto (de 25 de Maio a 12 de Junho). Ambas começam numa Quarta-feira, com a Feira do Porto a terminar num Domingo, e Lisboa a gozar o Feriado Municipal para ver a Feira prolongar-se por mais um dia.

Se não nos virmos antes, até lá :)

terça-feira, março 29, 2005

A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón

O Bairro do Amor e as Panascas de Bacalhau deram o mote. Aqui fica uma série de pistas para descobrir ou melhor explorar o mundo de A Sombra do Vento.

Panascas de Bacalhau: "(...) há livros que são um corpo, uma história que nos aprisiona de onde não se conseguem retirar palavras ou frases, por se sentir que essa separação prejudicaria a história."

O Bairro do Amor: "Não quero desvendar muito da história, por isso adianto apenas que envolve um escritor desaparecido, um livro amaldiçoado, identidades dúbias, perseguições e inevitavelmente desencontros amorosos, intrigas e muito mistério."

Objetiva: "A Sombra do Vento é uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Além de ser uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros, é um verdadeiro triunfo da arte de contar histórias."

"Girando la trama del texto en torno al hallazgo de un libro olvidado, las concomitancias con `El nombre de la rosa´, uno de los grandes éxitos editoriales de los años 80 son innegables. Pero eso no cuenta. En opinión de Rosales, el éxito se debe “al acierto con el que se ha aproximado a temas universales como el amor el misterio o la pérdida de la inocencia”. Se trata al cabo de cómo se nos cuenta, no de qué se nos cuenta. “La sombra del viento” es una celebración de la narración que entusiasma a los lectores. “Estamos ante un relato apasionante” escribe uno de ellos, David Pelegrín, en las críticas que los lectores mandan a la página Web de la Casa del libro."



"'La sombra del viento', con millón y medio de copias vendidas en todo el mundo, se sitúa en la Barcelona de los años 50 y tiene como protagonista a un niño que se convierte en adulto al tiempo que investiga una novela recuperada del Cementerio de los Libros."



Página oficial do livro, com entrada directa numa busca pelos cinco últimos exemplares de "A Sombra do Vento"...







A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón, publicado pela Dom Quixote (2004), pvp: 22€.


P.S.: Agora sim, de volta. Sejam bem-vindos.